Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Qual é a probabilidade?

“Por que, em um grupo de pessoas tão pequeno, há mais de uma pessoa fazendo aniversário no mesmo dia?”

“Se a probabilidade de um avião cair é tão pequena, por que  de vez em quando sai uma notícia de um acidente aéreo de maiores proporções?”

“Por que raramente encontro o meu vizinho do andar de baixo na minha rua e fui me deparar com ele em outro continente?”

“Por que eu jogo na Mega-Sena há tantos anos, com várias combinações, e o ganhador do último prêmio foi um cara que apostou pela primeira vez com um único cartãozinho?”

Com certeza, já nos deparamos com algumas dessas perguntas e a resposta muitas  vezes é atribuída ao acaso, à sorte, ao zodíaco, ao fato de estarmos em um dia bom ou ruim ou a um sonho recente que tivemos.

As civilizações antigas muitas vezes atribuíam a ocorrência de eventos raros ao “desejo dos deuses”. Entretanto, estamos no século XXI e a Teoria da Probabilidade há algum tempo fornece elementos para estimarmos a possibilidade da ocorrência de eventos, a partir de algumas hipóteses básicas.  Assim, o principal objetivo do blog “Qual é a probabilidade?” é esclarecer melhor algumas dessas questões e tentar mostrar por que, muitas vezes, a realidade vai de encontro a nossa percepção intuitiva quanto à probabilidade de ocorrência dos fatos.

Você pode enviar perguntas e sugestões para o endereço andreldiniz@globo.com. As questões de interesse mais geral procurarei discutir nesse blog.

2 comentários: