Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Coincidências nem tão incríveis e verdadeiras

Tem circulado um e-mail pela internet mencionando a “incrível coincidência” - citada até na coluna do Ancelmo Góis, no jornal O Globo - de que, se você somar os dois últimos dígitos do ano que você nasceu com a idade que você irá fazer esse ano, a soma para todas as pessoas será 111. Que coincidência, não?

Vocês já pararam para pensar que, se todos os que já estavam vivos em 1988 fizessem a mesma conta naquele ano, encontrariam o valor 88? E que, se fizessem em 1999, encontrariam o valor 99? Prosseguindo para o futuro, todos encontrarão o valor 112 em 2012, 113 em 2013, e assim por diante. Ou seja, todo ano acontece tal “coincidência”, mas só ressaltaram esse ano por que a soma dá 111, que é um número considerado curioso.

O tal e-mail também menciona que 2011 é um ano chamado “money bag”, onde o mês de julho, que é o ápice do verão e mês de férias nos países do hemisfério norte, terá 5 sextas feiras, 5 sábados e 5 domingos, e que isso só acontece a cada 823 anos! Incrível, não? É fácil ver que isso não é verdade.

O calendário de um ano depende apenas de dois parâmetros: o dia da semana em que ele se inicia (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.) e se o ano é bissexto ou não. Todos os anos que coincidam em relação a esses dois pontos terão calendários absolutamente iguais.

O ano de 2011 iniciou-se em um sábado, e não é um ano bissexto. Ou seja, se você abrir o calendário do Windows Explorer e fixar o mês em Janeiro, basta ir variando o ano até encontrar um outro ano cujo dia 1º de janeiro caia em um sábado, e verificar se o ano não é divisível por 4, o que o fará ser também um ano não bissexto. Você terá encontrado um ano com calendário idêntico ao de 2011.

Fazendo isso, é fácil ver que os anos de 2022, 2033, 2039, 2050 -  apenas para citar os primeiros que encontrei - possuem o calendário exatamente igual ao de 2011.

Pense bem antes de repassar e citar o conteúdo de tais e-mails. Faça uma análise mínima se o fato relatado é realmente inédito e, principalmente, verdadeiro. Especialmente vocês, da área de Estatística...

2 comentários:

  1. Em 2016 o mês de julho terá 5 sextas feiras, 5 sábados e 5 domingos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela colaboração.
    É verdade que em 2016 também há 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos, o que aumenta ainda mais a inverdade dessa corrente.
    Não o mencionei no texto porque me concentrei nos anos que tinham o calendário idêntico ao de 2011, o que não é o caso do 2016, que é bissexto.
    Abs!

    ResponderExcluir